Fortaleza terá os sotaques e as cores do Brasil com a realização do VI Encontro Nacional da CUFA – Central Única das Favelas, que acontece entre os dias 16 e 18 de Fevereiro de 2011.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Favela e a (r)evolução digital

Ivana Bentes e Marcelo Branco participaram do 6º Encontro Nacional da CUFA e falaram sobre o uso das mídias sociais pela entidade

Por Fernanda Quevedo CUFA MT
Fotos Ivan d'Paula CUFA PB

Fernanda Quevedo, Ivana Bentes e Marcelo Branco

Nada melhor do que potencializar o núcleo de comunicação para que idéias e ações possam ser cada vez mais vascularizadas a fim de mobilizar pessoas, entidades, poder público e privado em torno de ações que promovam o desenvolvimento social. Pensando nisso, Ivana Bentes e Marcelo Branco, dois grandes comunicadores do país, foram convidados para democratizar seus respectivos conhecimentos com os comunicadores da CUFA em seu sexto Encontro Nacional. O bate papo aconteceu no dia 17 de fevereiro em Fortaleza (CE).

A idéia era que Marcelo Branco e Ivana Bentes pudessem traçar um panorama das discussões acerca da Cultura Digital Livre no país, afim de que os comunicadores da CUFA que ainda não estavam atentos a esse debate pudessem se informar, e também potencializar aqueles que já têm aproximação e práticas com o assunto. Ou seja, a missão era falar para leigos e não leigos, de forma que todos pudessem entender e se estimular. Difícil? Nem tanto. Marcelo e Ivana foram geniais.

Marcelo Branco, idealizador da Campus Party no Brasil e militante da Cultura Digital Livre no pais, falou sobre as novas formas de organização social, política e econômica em rede, tendo com uma das ferramentas, as mídias sociais. Tanto as mídias sociais como as redes sociais na internet dão o novo tom da “(re)volução” social no mundo, e mais do que uma revolução tecnológica as redes e as mídias contribuem para o aumento da inteligência coletiva, que por sua vez, impacta diretamente na vida das pessoas que moradoras de favelas, quando democratizadas de forma substancial.

Ivana Bentes, parceira da CUFA em ações sociais de áudio visual e também coordenadora da faculdade de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reforçou as inúmeras ações que a CUFA já vem fazendo, por meio das redes e mídias sociais na internet. Depois de um breve histórico da evolução das mídias sociais, Ivana falou sobre como estas começam a pautar de forma significativa os veículos de comunicação de massa e também a vida das pessoas.

Ao final das explanações, cufianos questionaram os mais diversos pontos e também apresentaram exemplos de caso, como os “twittaços”, a troca de conhecimento, e agregação de novos membros e base. A mesa sobre Cultura Digital no Encontro Nacional da CUFA, foi um misto de conversa e debate entre pretos, brancos, favela, asfalto, tudo em um mesmo espaço, se comunicando para o tão sonhado “mundo melhor”.
Ler Mais »

Parceria em prol do desenvolvimento humano e social

Por Sofia Antonácio – CUFA Ceará

Celso Athayde da CUFA Rj, Raphael Vandystadt da TV Globo e Karina Santiago, a vice presidenta da CUFA

O diretor de projetos sociais da Rede Globo, Raphael Vandystadt, esteve presente no VI Encontro Nacional da CUFA em um debate sobre “Ações de Responsabilidade Social da Rede Globo e as organizações do Terceiro Setor” e conversou com os membros da entidade.

Atividades da CUFA em pareceria com a emissora em prol da mobilização social em ações arrecadação de alimentos para vitimas das enchentes pelo Brasil, Ação Global, campanhas contra a dengue entre outras, foram pontos da conversa, já que a idéia era fortalecer uma parceria entre a sociedade civil organizada (CUFA) com a empresa privada (Globo) para em prol desenvolvimento humano e social.

Também foram ressaltadas as ações sociais que a emissora realiza, como: Criança Esperança, Ação Global, Projeto Esporte Cidadania, entre outras. Também nestas ações a CUFA é parceria da Rede Globo em alguns estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No final do encontro, o convidado parabenizou a CUFA e a definiu como uma das melhores entidades do Brasil, além de elogiar a sempre disponibilidade da CUFA para apoiar os projetos da emissora


Ler Mais »

CUFA aposta em marketing cultural para inclusão social

Por Lidiane Fernandes - CUFA CE

Presidente Preto Zezé, Felipe Nogueira e Paulo Àvila da CUFA MT

No terceiro dia do 6º Encontro Nacional da CUFA, que aconteceu em Fortaleza, um dos sócios da Open Mind, empresa de marketing Cultural, Felipe Nogueira, falou sobre a criação do Plano de Marketing Cultural da CUFA, evidenciando a grande parceria entre a empresa e a entidade. Foi um dos pontos altos do encontro, onde os membros da entidade puderam perceber como avançar em seus projetos culturais utilizando as ferramentas do marketing cultural.

A Open Mind é uma agência de comunicação que possui um trabalho de extrair o máximo potencial promocional de segmentos variados, elaborando estratégias de associações de marcas e produtos que desejam capitalizar para si, realizando lançamentos, campanhas publicitárias e estratégias comerciais para as instituições.

O trabalho da empresa na CUFA consiste na exploração promocional de marca e suas propriedades. As ações realizadas capitalizam a favor destas marcas a grande credibilidade e poder de interlocução que a CUFA possui.

Felipe destacou a importância do investimento necessário na marca da instituição, citando pontos relevantes como: abrir novos canais de relacionamento com o público da CUFA, mensurar e rastrear as ações de retorno sobre investimentos (ROI) e explorar o “DNA” em campanhas de mídia desvinculadas dos projetos, ressaltando ainda, a relevância das pesquisas de mercado e das pesquisas internas.

A conversa com o parceiro Felipe foi encerrada com um ciclo de perguntas, onde foi percebido que a parceria entre a CUFA e a Open Mind já é bastante sólida.
Ler Mais »

Economia Solidária em pauta no Encontro Nacional da CUFA

Cufianos de todo Brasil conheceram de perto uma temática promissora no Brasil

Por Ederson Deka – CUFA MT

Presidente da CUFA Preto Zezé. Roberto Marinho e vice presidenta Karina Santiago

As discussões no 2º dia do 6º Encontro Nacional da CUFA foram enriquecedoras com a palestra de Roberto Marinho do Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária), que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no Hotel Praia Centro.

A pauta é fortemente debatida a nível nacional e com um campo extenso de atuação. A convite de Karina Santiago, vice-presidenta da CUFA, Marinho fez uma breve explanação do que é Economia Solidária e apresentou alguns exemplos de sucesso, sendo um deles o Banco Comunitário Palmas, situado na periferia de Fortaleza – CE.

As questões apresentadas por Roberto Marinho, na mesa intitulada “Conhecendo a Rede de Economia Solidária do Brasil e Construindo Ações em Comunidades e Favelas”, descortinou algumas dúvidas sobre o assunto, especialmente, que ela não é assistencialista e sim provocadora do protagonismo das pessoas, ou seja, sustentabilidade e renda.

A Economia Solidária é um dos primeiros passos para a autogestão, ou seja, buscar alternativas para diminuir os impactos da economia capitalista, não significa que ela deixará de existir, mas estaremos propondo novas alternativas econômicas em que muitas comunidades se encontram seja nas favelas ou em localidade que estão em situação de risco, pois o principal objetivo é a sustentabilidade” disse Roberto Marinho.

Segundo Karina Santiago, a idéia de propor uma mesa sobre Economia Solidária resultou da transversalidade dos trabalhos da instituição, pois muitas vezes as CUFA’s realizam trabalhos nessa área e não sabem.
Ler Mais »

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.